PROGRAMAS DE EXTENSÃO VOLTADOS PARA O ENVELHECIMENTO HUMANO – desafios para a educação superior

Diogo Oliveira – 25/02/2019

Dra. Suzana Schwerz Funghetto
Educadora Especial

Dra. Simone Abrantes
Enfermeira

Compreender o fenômeno do envelhecimento humano é um novo desafio para as instituições de educação superior no Brasil e no mundo. O  IBGE aponta que no Brasil no ano de 2060, um quarto da população (25,5%) deverá ter mais de 65 anos. Atualmente, essa proporção é de 9,2%. O chamado envelhecimento da população traz diversos desafios, entre eles, a promoção de uma maior qualidade de vida dessas pessoas.

De acordo com o último Censo da Educação Superior, publicado em 2018, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), cresce o número de matrículas de pessoas que podem ser consideradas em processo de envelhecimento acima de 45 anos de idade:

Faixa EtáriaTotal de alunos matriculados
De 45 a 49 Anos207.606 
De 50 a 55 anos113.992 
De 55 a 59 Anos 51.791 
De 60 a 64 Anos 18.971 
De 65 Anos ou Mais   7.792 
Fonte: Inep, Censo da Educação Superior, 2018.

As instituições de educação superior precisam desenvolver novas metodologias para atender esse público estimulando a retomada e inserção na vida acadêmica e universitária para pessoas com mais de 45 anos, considerando que a convivência acadêmica, ampliação das relações sociais, debates colaborativos e valorização de saberes diversos contribuem para um envelhecimento ativo. Devem ainda, proporcionar uma transformação na vida das pessoas em duas dimensões o ensino e a extensão.

Nesse sentido os projetos de extensão para esses alunos, além de uma alternativa estratégica para promover a responsabilidade social, devem estimular a comunicação, a aprendizagem, as novas amizades, o compartilhamento de novos saberes e novas ideias, entendendo que as instituições de ensino são espaços de inserção social compartilhados por pessoas de diferentes perfis, idades, sonhos e trajetórias.

Sabemos que sempre temos o que aprender, pois aprender movimenta a vida. Os Projetos de Extensão, que tratam do tema do envelhecimento e da inserção social de pessoas com mais de 45 anos, são programas onde o aprender e o ensinar misturam-se às diversas histórias de vida.

As propostas de formação incluem visitas a museus, cinemas, teatros e viagens organizadas a partir de temáticas estudadas em sala de aula.

Os programas de extensão podem prever também matrícula especial para a comunidade em tópicos que serão desenvolvidos por docentes envolvidos com os temas propostos. O programa deverá ser contínuo, ou seja, a cada semestre a matrícula é renovada e novos temas serão abordados nos encontros.

  • Inclusão Social do Idoso. Contexto histórico, econômico, político, cultural e tecnológico da contemporaneidade.
  • Manutenção das habilidades e competências sociais e cognitivas do idoso de forma a fortalecer e criar novas redes e contatos sociais.
  • Proporcionar a manutenção e/ou resgate do exercício de autonomia e cidadania.
  • Constituir-se enquanto espaço de prevenção e promoção de saúde e qualidade de vida.
  • Constituir-se em oportunidade de consolidação dos pressupostos sociais e finalidades institucionais em uma concepção de trabalho inter e transdisciplinar.

Exemplo de proposta articulada de ensino e extensão voltada para o envelhecimento:

DISCIPLINASOBJETIVOCARGA HORÁRIA
Educação em SaúdeDebater principais adoecimentos na terceira idade e os modos de prevenção. Envelhecimento saudável. Sexualidade na terceira idade.20
A Vida nas Redes SociaisComo lidar com as redes sociais. Interação digital. Como lidar com a tecnologia.20
Cinema e DebateAborda filmes diversos e promove debates culturais sobre temas da vida. Promove idas ao cinema ou teatro para debater sobre as atividades.20
Primeiros SocorrosPrevenção de acidentes na terceira idade. Principais causas dos acidentes e como preveni-los.20
História da ArteDebate aspectos relevantes na história do mundo com ênfase na cultura brasileira. Promove encontros e viagens programadas dependendo do tema estudado.20
Oficina da MemóriaComo funciona a memória e quais as atividades para estimular o funcionamento do cérebro.20
Movimento e MobilidadeAtividades físicas que estimulam o movimento, exercícios para fazer em casa. Como manter o corpo em movimento.20
EspiritualidadeDiscutir as diferentes correntes da espiritualidade e a importância disso na vida das pessoas.20
MusicalidadeMúsicas contemporâneas e canto.20

Envelhecer na educação superior significa ampliar a inserção acadêmica e social, retomar o cotidiano de encontro entre a academia e a rotina vivida, aprender por meio da valorização das histórias de vida, estimular novos aprendizados para garantir a tão sonhada longevidade saudável.

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