Diogo Oliveira – 25/02/2019
Dra. Suzana Schwerz Funghetto
Educadora Especial
Dra. Simone Abrantes
Enfermeira
Compreender o fenômeno do envelhecimento humano é um novo desafio para as instituições de educação superior no Brasil e no mundo. O IBGE aponta que no Brasil no ano de 2060, um quarto da população (25,5%) deverá ter mais de 65 anos. Atualmente, essa proporção é de 9,2%. O chamado envelhecimento da população traz diversos desafios, entre eles, a promoção de uma maior qualidade de vida dessas pessoas.
De acordo com o último Censo da Educação Superior, publicado em 2018, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), cresce o número de matrículas de pessoas que podem ser consideradas em processo de envelhecimento acima de 45 anos de idade:
Faixa Etária | Total de alunos matriculados |
De 45 a 49 Anos | 207.606 |
De 50 a 55 anos | 113.992 |
De 55 a 59 Anos | 51.791 |
De 60 a 64 Anos | 18.971 |
De 65 Anos ou Mais | 7.792 |
As instituições de educação superior precisam desenvolver novas metodologias para atender esse público estimulando a retomada e inserção na vida acadêmica e universitária para pessoas com mais de 45 anos, considerando que a convivência acadêmica, ampliação das relações sociais, debates colaborativos e valorização de saberes diversos contribuem para um envelhecimento ativo. Devem ainda, proporcionar uma transformação na vida das pessoas em duas dimensões o ensino e a extensão.
Nesse sentido os projetos de extensão para esses alunos, além de uma alternativa estratégica para promover a responsabilidade social, devem estimular a comunicação, a aprendizagem, as novas amizades, o compartilhamento de novos saberes e novas ideias, entendendo que as instituições de ensino são espaços de inserção social compartilhados por pessoas de diferentes perfis, idades, sonhos e trajetórias.
Sabemos que sempre temos o que aprender, pois aprender movimenta a vida. Os Projetos de Extensão, que tratam do tema do envelhecimento e da inserção social de pessoas com mais de 45 anos, são programas onde o aprender e o ensinar misturam-se às diversas histórias de vida.
As propostas de formação incluem visitas a museus, cinemas, teatros e viagens organizadas a partir de temáticas estudadas em sala de aula.
Os programas de extensão podem prever também matrícula especial para a comunidade em tópicos que serão desenvolvidos por docentes envolvidos com os temas propostos. O programa deverá ser contínuo, ou seja, a cada semestre a matrícula é renovada e novos temas serão abordados nos encontros.
- Inclusão Social do Idoso. Contexto histórico, econômico, político, cultural e tecnológico da contemporaneidade.
- Manutenção das habilidades e competências sociais e cognitivas do idoso de forma a fortalecer e criar novas redes e contatos sociais.
- Proporcionar a manutenção e/ou resgate do exercício de autonomia e cidadania.
- Constituir-se enquanto espaço de prevenção e promoção de saúde e qualidade de vida.
- Constituir-se em oportunidade de consolidação dos pressupostos sociais e finalidades institucionais em uma concepção de trabalho inter e transdisciplinar.
Exemplo de proposta articulada de ensino e extensão voltada para o envelhecimento:
DISCIPLINAS | OBJETIVO | CARGA HORÁRIA |
Educação em Saúde | Debater principais adoecimentos na terceira idade e os modos de prevenção. Envelhecimento saudável. Sexualidade na terceira idade. | 20 |
A Vida nas Redes Sociais | Como lidar com as redes sociais. Interação digital. Como lidar com a tecnologia. | 20 |
Cinema e Debate | Aborda filmes diversos e promove debates culturais sobre temas da vida. Promove idas ao cinema ou teatro para debater sobre as atividades. | 20 |
Primeiros Socorros | Prevenção de acidentes na terceira idade. Principais causas dos acidentes e como preveni-los. | 20 |
História da Arte | Debate aspectos relevantes na história do mundo com ênfase na cultura brasileira. Promove encontros e viagens programadas dependendo do tema estudado. | 20 |
Oficina da Memória | Como funciona a memória e quais as atividades para estimular o funcionamento do cérebro. | 20 |
Movimento e Mobilidade | Atividades físicas que estimulam o movimento, exercícios para fazer em casa. Como manter o corpo em movimento. | 20 |
Espiritualidade | Discutir as diferentes correntes da espiritualidade e a importância disso na vida das pessoas. | 20 |
Musicalidade | Músicas contemporâneas e canto. | 20 |
Envelhecer na educação superior significa ampliar a inserção acadêmica e social, retomar o cotidiano de encontro entre a academia e a rotina vivida, aprender por meio da valorização das histórias de vida, estimular novos aprendizados para garantir a tão sonhada longevidade saudável.