Tendência: O EaD e a transformação contínua do mercado de trabalho

A Educação a Distância – EaD é uma alternativa para a inclusão educacional e formação de trabalhadores que querem se inserir no mercado de trabalho ou melhorar a sua performance na vida profissional.

A tendência para essa modalidade de ensino vem acompanhada pelo desenvolvimento de plataformas, denominadas ambientes virtuais, de aprendizagem que contam com processos de aprendizagem com cursos rápidos de treinamento e aperfeiçoamento, que são baseados no autoestudo, além da disponibilização de conteúdos escritos e vídeos sobre os temas dos cursos, permitindo uma melhor gestão de tempo e recursos.

O que o mercado quer hoje é um profissional diferenciado com habilidades suficientes para o desempenho de sua função. O desafio no Brasil de hoje, com a realidade da Covid-19 se tornando endêmica, é o surgimento de plataformas capazes de apresentar novos formatos de cursos, onde as pessoas sejam incluídas e aprendam por diversas ferramentas competências novas para lidar com os desafios de cada profissão.

Nesse sentido, projetos de inclusão em conjunto com o mercado de trabalho, podem promover o engajamento de novos alunos.

A 2 em 1 Educacional desenvolve uma ação voltada para o aumento da aprendizagem virtual, em parceria com o Projeto Favela Radical no Rio de Janeiro. O Favela Radical, localizados no Morro do Turano, atende crianças, adolescentes e seus pais. A ideia central desta parceria é alavancar a formação profissional de jovens e adultos, para uma melhor colocação no mercado de trabalho, a partir do desenvolvimento de competências e habilidades advindas dos cursos ofertados. São cursos que estimulam a empregabilidade, a aprendizagem e o empreendedorismo. Nesse projeto, a ideia é aprender com a realidade do asfalto e da favela a partir do uso de novas tecnologias.

Para isso é utilizado o conceito de aprendizagem móvel, que permite a inserção no universo EAD pelo uso dos smartphones, já que a plataforma 2 em 1 Educacional é adaptada e personalizada para o uso nos celulares permitindo maior mobilidade e o aumento no número de usuários.

Outro fator importante é o estímulo ao processo de micro aprendizagem com seus conteúdos reduzidos, focados no conhecimento rápido principalmente pelo uso de vídeos que seguem a dinâmica das redes sociais, sobre um assunto onde estão disponibilizados temas de fácil absorção, de forma rápida e eficiente, de modo a propiciar alguma inovabilidade relevante dentro do fluxo de trabalho, de forma dinâmica e acessível a todos.

Por
Suzana Schwerz Funghetto
Dra. em Ciências e Tecnologias da Saúde

Clique aqui!

#cursos #cursoemvídeo #endemia #covid19 #experto #ead #aprendizagem #brasilmaisdigital #favelaradical #turano #emprego #2em1educacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *