O Curso Tecnologias e Recursos para a Inclusão se destina a quem se propõe a compreender acerca da Educação Inclusiva e os processos que permeiam a sua implantação em uma escola, abordando os aspectos tecnológicos e ferramentais.
METODOLOGIA:
O curso está estruturado a partir de um perfil de formação. Assim, ao final de cada curso o aluno deverá desenvolver as competências e habilidades por trilha de aprendizagem personalizada, de acordo com curso adquirido na Plataforma 2 em 1 Educacional.
TRILHA DE APRENDIZAGEM:
Os conteúdos dos cursos são selecionados para desenvolver as competências e habilidades de acordo com os objetivos de cada curso.
Os conteúdos são acessados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que é a Plataforma da 2 em 1 Educacional. A partir do login de usuário e senha, o aluno tem acesso à objetos de aprendizagem diferenciados: processos interativos, que podem acontecer de forma síncrona e assíncrona e diversificados materiais didáticos.
As atividades ficam gravadas no AVA e são facilmente passíveis de serem comprovadas. Todos os módulos têm material instrucional adequado ao tema abordado.
AVALIAÇÃO:
Para registro da aprendizagem e sua avaliação o aluno realizará atividades e prova.
No final de cada módulo há também uma avaliação da aprendizagem – Avaliação Objetiva Online (prova).
O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) fará automaticamente a correção da prova.
CERTIFICAÇÃO:
A certificação eletrônica é condicionada à verificação de aproveitamento mínimo de 70% (setenta por cento) nas atividades avaliativas em cada curso.
Atingindo a nota mínima (70%) e, na data selecionada para conclusão, o site disponibilizará o CERTIFICADO ELETRÔNICO para impressão, na área de aluno.
Mesmo realizando as avaliações e obtendo aprovação, o certificado SOMENTE será gerado por via eletrônica, na data em que ele selecionou para conclusão.
As competências serão descritas no verso dos certificados.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – TECNOLOGIAS E RECURSOS PARA A INCLUSÃO
- Identificar as tecnologias assistivas necessárias ao processo de inclusão, de acordo com o tipo de deficiência ou transtorno vivenciado pelos atores da comunidade escolar.
- Adaptar o ambiente escolar às necessidades da Educação Inclusiva, identificando os tipos de salas de recursos multifuncionais adequados.
- Comparar o formato e a dinâmica do processo de avaliação tradicional ao da avaliação inclusiva.
- Identificar os tipos de deficiência e transtorno que configuram a necessidade da implementação do processo de Educação Inclusiva, tais como: Deficiência Auditiva; Deficiência Visual; Transtornos de Déficit de Atenção; Autismo; Dislexia; Discalculia; Hiperatividade; etc.
Avaliações
Ainda não há avaliações