O Curso História da Educação Infantil se destina a quem se propõe a compreender acerca da história da educação, abordando os aspectos diversos sobre a temática de educação ao longo do tempo.
METODOLOGIA:
O curso está estruturado a partir de um perfil de formação. Assim, ao final de cada curso o aluno deverá desenvolver as competências e habilidades por trilha de aprendizagem personalizada, de acordo com curso adquirido na Plataforma 2 em 1 Educacional.
TRILHA DE APRENDIZAGEM:
Os conteúdos dos cursos são selecionados para desenvolver as competências e habilidades de acordo com os objetivos de cada curso.
Os conteúdos são acessados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que é a Plataforma da 2 em 1 Educacional. A partir do login de usuário e senha, o aluno tem acesso à objetos de aprendizagem diferenciados: processos interativos, que podem acontecer de forma síncrona e assíncrona e diversificados materiais didáticos.
As atividades ficam gravadas no AVA e são facilmente passíveis de serem comprovadas. Todos os módulos têm material instrucional adequado ao tema abordado.
AVALIAÇÃO:
Para registro da aprendizagem e sua avaliação o aluno realizará atividades e prova.
No final de cada módulo há também uma avaliação da aprendizagem – Avaliação Objetiva Online (prova).
O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) fará automaticamente a correção da prova.
CERTIFICAÇÃO:
A certificação eletrônica é condicionada à verificação de aproveitamento mínimo de 70% (setenta por cento) nas atividades avaliativas em cada curso.
Atingindo a nota mínima (70%) e, na data selecionada para conclusão, o site disponibilizará o CERTIFICADO ELETRÔNICO para impressão, na área de aluno.
Mesmo realizando as avaliações e obtendo aprovação, o certificado SOMENTE será gerado por via eletrônica, na data em que ele selecionou para conclusão.
As competências serão descritas no verso dos certificados.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – FORMAÇÃO E CONCEITOS SOBRE A EDUCAÇÃO AO LONGO DO TEMPO
- Identificar dos conceitos de educação, associada à reflexão dos seus respectivos contextos históricos.
- Explicar a relação entre Educação e Sociedade, identificando a influência do contexto histórico-social nas propostas educativas de cada período.
- Distinguir conceitos correlatos, mas distintos, como Educação e Ensino e suas variantes.
- Identificar os períodos históricos e suas respectivas formas de organização educacional.
UNIDADE II – EDUCAÇÃO NA CIVILIZAÇÃO DO ORIENTE MÉDIO, NA ERA CRISTÃ, NA IDADE MÉDIA E PATRÍSTICA E AS DIRETRIZES DA PEDAGOGIA ESCOLÁSTICA
- Definir a Educação na Civilização do Oriente Médio: Hebreus, Mesopotâmia, Roma e Grécia.
- Relembrar a Educação na era Cristã.
- Definir a educação na Idade Média: Práticas educativas; Educação feminina e dos cavaleiros; educação nas corporações de ofícios; A educação cavalheiresca.
- Identificar a patrística e as diretrizes da pedagogia escolástica.
UNIDADE III – EDUCAÇÃO MODERNA
- Descrever a constituição da universidade.
- Definir os Marcos Históricos da Educação Moderna: a Renascença e o Humanismo pedagógico; Reforma e Contrarreforma Educacional Protestante; a Companhia de Jesus e o “Ratio Studio-rum”; A Pedagogia Jesuítica; Os Colégios Modernos.
- Explicar a Pedagogia moderna: a trajetória histórica da infância; A nova concepção de infância na modernidade.
- Avaliar a Pedagogização dos conhecimentos e o Disciplinamento dos sujeitos.
UNIDADE IV – MARCOS E HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
- Descrever os Marcos Históricos da Educação no Brasil: Período Colonial; Jesuítico; Era Pombal; A Pedagogia Realista do Século XVII; A Nova Didática (Comênio); As propostas de John Locke.
- Descrever o século XVIII: o Iluminismo e suas relações com a educação; A Enciclopédia; A “Revolução Copernicana” na Educação; Rousseau e o Naturalismo Pedagógico “Emilio”; A Educação Nacional.
- Reconhecer o Século XIX: As realizações Educativas; Sistematizações Pedagógicas; O Neo-Humanismo Social; Os Jardins de Infância; A Educação Integral; Período Joanino; A República no Brasil.
- Analisar o século XX: o Método Montessori; os grandes teóricos da pedagogia Ativista (j. Dewey e j. Piaget); os Organismos internacionais; As Perspectivas para a Escola do Futuro; Tendências da Educação Contemporânea.
Avaliações
Ainda não há avaliações