Letramento digital como inserção na sociedade.

Depois de anos dedicados ao trabalho, vem a recompensa: aposentaria. Essa etapa da vida, teoricamente seria de relaxamento, aproveitar os netos e a vida sem muitos compromissos, entre outras benesses dessa fase de nossa existência. Acontece que não é bem assim. Junto a esse afastamento do trabalho cotidiano, vem o envelhecimento humano.

Preocupação com a saúde, exercícios e cuidados relativos a esse processo em que todos nós passamos. Além disso, surge um fator fundamental para se inserir no dia a dia e na correria que a vida nos prepara. É o letramento digital para idosos, processo de ensinar e capacitar pessoas mais velhas a usar tecnologias digitais, como computadores, smartphones e a internet, fundamental para promover inclusão social, autonomia e acesso à informação.

Entre os principais aspectos do letramento digital, destacam-se:

  • Educação e Treinamento: Cursos e oficinas voltados para ensinar habilidades básicas, como navegação na internet, uso de e-mails e redes sociais.
  • Benefícios: Permite o acesso a serviços online, comunicação com familiares, participação em comunidades virtuais e acesso a informações de saúde.

A partir daí, surgem os desafios da nova função, que incluem resistência ao aprendizado, dificuldades cognitivas e falta de familiaridade com a tecnologia.

Para superar essa etapa, é fundamental o apoio dos mais próximos, como ter paciência nesse aprendizado contínuo, além de utilização de materiais didáticos claros, objetivos e adaptados aos idosos.

A promoção do letramento digital entre os idosos é essencial para ajudá-los a se sentirem mais incluídos na sociedade, além de prioridade na busca do envelhecimento ativo, saudável que os meios de comunicação proporcionam. Ao seu lado tem um idoso te esperando nessa nobre tarefa.

 

Por Alexandre Lemos – Jornalista

Deixe um comentário

    Fale com a gente pelo Whatsapp Whatsapp