Conteúdo Programático
Unidade I – Distúrbios da aprendizagem, conceitos fundamentais e inclusão.
Unidade II – Transtornos relacionados à aprendizagem: TEA, TDAH, TOD, Dislexia, Disgrafia e Discalculia.
Unidade III – Aspectos neuropsicológicos e sua relação com a aprendizagem e com os transtornos.
Unidade IV – Abordagens psicopedagógicas e seus fundamentos teóricos e metodológicos.
Público-alvo
Professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental, psicopedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, licenciandos em Pedagogia, Educação Especial e áreas afins, além de gestores e profissionais da educação interessados em compreender os transtornos e distúrbios que impactam a aprendizagem e desenvolver práticas inclusivas e eficazes.
Metodologia
O curso está estruturado a partir de um perfil de formação. Assim, ao final de cada curso, o aluno deverá desenvolver as competências e habilidades por trilha de aprendizagem personalizada, de acordo com o curso adquirido na Plataforma 2em1 Educacional.
Os conteúdos são acessados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), mediante login e senha.
O aluno tem acesso a objetos de aprendizagem diferenciados, que incluem processos interativos síncronos e assíncronos, além de materiais didáticos variados.
As atividades ficam registradas no AVA e podem ser comprovadas.
Todos os módulos possuem material instrucional adequado ao tema abordado, promovendo um percurso formativo dinâmico e flexível.
Avaliação
Para registro da aprendizagem, o aluno realizará atividades e uma prova final.
Ao término do curso, haverá uma Avaliação Objetiva Online, corrigida automaticamente pelo AVA.
O desempenho obtido permitirá acompanhar a evolução nas competências desenvolvidas ao longo do curso.
Certificação
A certificação eletrônica é condicionada à obtenção de, no mínimo, 60% de aproveitamento nas atividades avaliativas.
Ao atingir a nota mínima e na data selecionada para conclusão, o Certificado Eletrônico será disponibilizado na área do aluno.
As competências desenvolvidas durante o curso serão descritas no verso do certificado, valorizando o percurso formativo e o protagonismo do estudante.
Informações Gerais
-
Carga horária: 40 horas
-
Previsão mínima de curso: 10 dias
-
Dedicação de estudo por dia: 1 a 2 horas
-
Disponibilidade / Validade: o curso ficará disponível por até 6 (seis) meses após a data da compra.
Ao final do curso
Você estará preparado(a) para compreender, identificar e intervir de maneira ética e fundamentada nos diferentes transtornos e distúrbios da aprendizagem, promovendo uma educação inclusiva, empática e transformadora.
Este curso é ideal para profissionais e estudantes que desejam aprimorar sua atuação pedagógica e psicopedagógica, desenvolvendo práticas que favoreçam o aprendizado e o desenvolvimento integral dos educandos.

