Público-Alvo:
Destina-se a professores da Educação Básica, estudantes de licenciatura, pedagogos e demais profissionais da área da educação interessados em aprimorar suas práticas pedagógicas no ensino da linguagem. Também é indicado para quem busca compreender os processos de aquisição da linguagem oral e escrita e sua importância na formação dos sujeitos aprendentes.
Ementa:
Linguagem audiovisual, interatividade e educação. Uso de multimodos como desencadeadores de situações de aprendizagem. Tecnologia e cognição.
O curso oferece uma compreensão aprofundada sobre o ensino da linguagem, suas representações na fala e na escrita, e o papel da escola na mediação desses processos. Por meio de conteúdos teóricos e práticos, o estudante conhecerá os aspectos históricos da Língua Portuguesa na educação básica, as estratégias de ensino da leitura e da escrita, além de metodologias ativas que favorecem uma aprendizagem significativa e criativa.
Competências e Habilidades:
-
Compreender os fundamentos do ensino da linguagem e suas implicações educacionais.
-
Analisar o histórico da Língua Portuguesa e sua aplicação no contexto escolar.
-
Reconhecer as variações linguísticas e os aspectos da fala e da leitura no processo de aprendizagem.
-
Aplicar estratégias didáticas e metodologias ativas no ensino da linguagem.
-
Desenvolver práticas pedagógicas que integrem jogos, brincadeiras e recursos tecnológicos no ensino da linguagem.
Estrutura do Curso:
O curso está dividido em 4 unidades, cada uma abordando aspectos essenciais da formação linguística e pedagógica:
Unidade 1: Língua Portuguesa — Histórico e Aplicação na Educação Básica
– Aprender e ensinar Língua Portuguesa na escola: aspectos básicos
– A história da Língua Portuguesa no contexto educacional
– Ensino de Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio
Unidade 2: Iniciação da Fala — Aspectos Gerais
– Funcionamento da fala e variação linguística
– Fonologia na escola: conceitos e práticas
– O papel da leitura e do professor na formação da competência oral
Unidade 3: Iniciação da Leitura — Aspectos Gerais
– O ato de ler e suas estratégias
– Textualidade, coesão e coerência
– Tipologia e gêneros textuais
Unidade 4: Aprendizagem da Linguagem — Técnicas e Metodologias
– Aprendizagem significativa da linguagem
– Estratégias no ensino da linguagem
– Jogos, brincadeiras e metodologias ativas no ensino-aprendizagem
Cada unidade traz conteúdos interativos, atividades de reflexão e espaços para discussão, proporcionando um aprendizado dinâmico e envolvente.
Metodologia:
O curso está estruturado a partir de um perfil de formação. Assim, ao final de cada curso o aluno deverá desenvolver as competências e habilidades por trilha de aprendizagem personalizada, de acordo com o curso adquirido na Plataforma 2em1 Educacional.
Os conteúdos são acessados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com login e senha.
O aluno tem acesso a objetos de aprendizagem diferenciados, que incluem processos interativos síncronos e assíncronos, além de materiais didáticos variados.
As atividades ficam registradas no AVA e podem ser comprovadas.
Todos os módulos possuem material instrucional adequado ao tema abordado.
Avaliação:
Para registro da aprendizagem, o aluno realizará atividades e prova.
No final do curso, há uma Avaliação Objetiva Online, que é corrigida automaticamente pelo AVA.
Certificação:
A certificação eletrônica é condicionada à obtenção de mínimo de 60% de aproveitamento nas atividades avaliativas.
Ao atingir a nota mínima, e na data selecionada para conclusão, o CERTIFICADO ELETRÔNICO será disponibilizado na área do aluno.
As competências desenvolvidas serão descritas no verso do certificado.
Informações Gerais:
Previsão mínima de curso: 30 dias
Dedicação de estudo por dia: 8 horas
Disponibilidade / Validade: O curso ficará disponível por até 6 (seis) meses após a data da compra.


