Conteúdo Programático
Unidade I – Educação Especial no Brasil e no mundo: trajetória histórica, legislação e fundamentos teóricos.
Unidade II – Princípios e fundamentos da Educação Inclusiva: escola inclusiva, adaptação curricular, formação docente e desafios da prática pedagógica.
Unidade III – Implementação da Educação Inclusiva: diversidade na aprendizagem, políticas públicas, Parâmetros Curriculares Nacionais, equipe multidisciplinar, família e escola.
Unidade IV – Tecnologias assistivas, salas de recursos multifuncionais, práticas de avaliação inclusiva, e atendimento a alunos com deficiência e transtornos do desenvolvimento (auditiva, visual, TDAH, TEA, dislexia, discalculia, entre outros).
Público-alvo
Professores da Educação Básica e do Ensino Superior, coordenadores pedagógicos, gestores escolares, licenciandos, educadores sociais, psicopedagogos, intérpretes de Libras, profissionais de apoio escolar e demais interessados em compreender os fundamentos e as práticas da Educação Inclusiva, atuando com foco na equidade, acessibilidade e valorização das diferenças.
Metodologia
O curso está estruturado a partir de um perfil de formação. Assim, ao final de cada curso, o aluno deverá desenvolver as competências e habilidades por trilha de aprendizagem personalizada, de acordo com o curso adquirido na Plataforma 2em1 Educacional.
Os conteúdos são acessados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), mediante login e senha.
O aluno tem acesso a objetos de aprendizagem diferenciados, que incluem processos interativos síncronos e assíncronos, além de materiais didáticos variados.
As atividades ficam registradas no AVA e podem ser comprovadas.
Todos os módulos possuem material instrucional adequado ao tema abordado, promovendo um percurso formativo dinâmico e flexível.
Avaliação
Para registro da aprendizagem, o aluno realizará atividades e uma prova final.
Ao término do curso, haverá uma Avaliação Objetiva Online, corrigida automaticamente pelo AVA.
O desempenho obtido permitirá acompanhar a evolução nas competências desenvolvidas ao longo do curso.
Certificação
A certificação eletrônica é condicionada à obtenção de, no mínimo, 60% de aproveitamento nas atividades avaliativas.
Ao atingir a nota mínima e na data selecionada para conclusão, o Certificado Eletrônico será disponibilizado na área do aluno.
As competências desenvolvidas durante o curso serão descritas no verso do certificado, valorizando o percurso formativo e o protagonismo do estudante.
Informações Gerais
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Carga horária: 180 horas
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Previsão mínima de curso: 45 dias
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Dedicação de estudo por dia: 2 a 3 horas
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Disponibilidade / Validade: o curso ficará disponível por até 6 (seis) meses após a data da compra.
Ao final do curso
Você estará preparado(a) para atuar com excelência na Educação Inclusiva, compreendendo seus princípios, desafios e possibilidades.
Este curso é ideal para educadores e profissionais que acreditam que ensinar é incluir, e que toda pessoa tem direito a uma educação que respeita suas potencialidades, promove a autonomia e fortalece a convivência com a diversidade.

