Público-Alvo:
Professores, pedagogos, psicopedagogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, psicólogos, fonoaudiólogos e estudantes de áreas afins que desejam compreender o desenvolvimento motor e cognitivo como base para a aprendizagem e o desenvolvimento humano integral.
Ementa:
Estudo dos processos de desenvolvimento motor e neuropsicomotor. Reflexos infantis, habilidades motoras rudimentares e especializadas. Relação entre crescimento, maturação e aprendizagem motora. Aspectos biológicos e ambientais no desenvolvimento infantil e adolescente. Fundamentos da aprendizagem motora e transferência de aprendizagem.
Competências e Habilidades:
-
Compreender os fundamentos teóricos e biológicos do desenvolvimento motor e da aprendizagem.
-
Analisar os fatores que influenciam o desenvolvimento neuropsicomotor em diferentes fases da vida.
-
Identificar habilidades motoras rudimentares e especializadas, relacionando-as ao processo de ensino-aprendizagem.
-
Interpretar os reflexos infantis e suas implicações no desenvolvimento motor e cognitivo.
-
Aplicar os princípios da aprendizagem motora no contexto educacional e terapêutico.
-
Relacionar crescimento, maturação e desenvolvimento às práticas pedagógicas e psicomotoras.
Estrutura do Curso:
Unidade I – Fundamentos do Desenvolvimento Motor
• Explicar o conceito e os fundamentos do desenvolvimento motor.
• Relacionar aspectos biológicos e sociais do desenvolvimento motor.
• Interpretar teorias e modelos do desenvolvimento motor e os reflexos infantis.
• Identificar habilidades motoras rudimentares.
Unidade II – Crescimento e Desenvolvimento na Infância
• Explicar a relação entre crescimento e desenvolvimento motor de crianças.
• Reconhecer os movimentos de locomoção e compreender sua complexidade.
• Interpretar os movimentos de equilibração e manipulação.
• Identificar os principais problemas do desenvolvimento neuropsicomotor.
Unidade III – Desenvolvimento na Infância e Adolescência
• Interpretar habilidades especializadas e compreender sua importância.
• Reconhecer as combinações de movimentos e padrões motores.
• Explicar o desenvolvimento e crescimento motor de crianças.
• Explicar o desenvolvimento e crescimento motor de adolescentes.
Unidade IV – Aprendizagem Motora e Transferência de Aprendizagem
• Explicar o conceito, fases e princípios da aprendizagem motora.
• Interpretar os fatores intervenientes da aprendizagem motora.
• Explicar o conhecimento de resultados da aprendizagem motora.
• Interpretar o processo de transferência da aprendizagem e sua aplicação prática.
Metodologia:
O curso está estruturado a partir de um perfil de formação. Assim, ao final de cada curso o aluno deverá desenvolver as competências e habilidades por trilha de aprendizagem personalizada, de acordo com o curso adquirido na Plataforma 2 em 1 Educacional.
Trilha de Aprendizagem:
Os conteúdos dos cursos são selecionados para desenvolver as competências e habilidades de acordo com os objetivos de cada curso.
Os conteúdos são acessados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que é a plataforma da 2 em 1 Educacional.
A partir do login de usuário e senha, o aluno tem acesso a objetos de aprendizagem diferenciados, com processos interativos síncronos e assíncronos e materiais didáticos variados.
As atividades ficam registradas no AVA e podem ser comprovadas.
Todos os módulos possuem material instrucional adequado ao tema abordado.
Avaliação:
Para registro da aprendizagem e sua avaliação, o aluno realizará atividades e prova.
No final do curso há uma Avaliação Objetiva Online (prova), corrigida automaticamente pelo AVA.
Certificação:
A certificação eletrônica é condicionada à verificação de aproveitamento mínimo de 60% (sessenta por cento) nas atividades avaliativas do curso.
Atingindo a nota mínima (60%) e na data selecionada para conclusão, o site disponibilizará o Certificado Eletrônico para impressão na área do aluno.
Mesmo realizando as avaliações e obtendo aprovação, o certificado somente será gerado por via eletrônica, na data selecionada para conclusão.
As competências desenvolvidas serão descritas no verso do certificado.
Informações Gerais:
Carga horária total: 40 horas
Previsão mínima de curso: 10 dias
Dedicação de estudo por dia: 2 horas

