Alexandre Lemos
Jornalista
2 em 1 Comunicação e Educação
No Brasil de 2021 a taxa líquida de matrículas na educação superior de alunos entre 18 e 24 anos que frequentam ou já concluíram cursos universitários é de 20,2% refletindo que ainda falta muito para melhorarmos a educação superior no Brasil.
Olhando para o futuro, a Meta 12 do Plano Nacional de Educação que visa aumentar a taxa bruta de matrícula na Educação Superior para, pelo menos, elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% (cinquenta por cento) e a taxa líquida para 33% (trinta e três por cento) da população de 18 (dezoito) a 24 (vinte e quatro) anos. (PNE,2021)
Nesse processo ainda encontramos dificuldades no cumprimento da Meta 14 que visa aumentar o número de matrículas na pós-graduação, de modo a atingir a titulação anual de 60 mil mestres e 25 mil doutores, que hoje se encontra 47138.0% para mestres por anos e 13912.0%para doutores. (PNE,2021) será fundamental para desenvolver os profissionais altamente qualificados necessários para apoiar o crescimento econômico do Brasil, bem como o desenvolvimento de uma economia mais baseada no conhecimento.
Num contexto altamente competitivo, e com regras avaliativas, regulatórias e de supervisão cada vez mais complexas, as instituições públicas e privadas se desdobram para atender os preceitos constitucionais da qualidade ou para implementar mudanças que a serviço de uma lógica mercadológica, na maioria das vezes sem uma participação efetiva da comunidade acadêmica (docentes, discentes e técnicos administrativos).
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes, ordena o sistema federal de ensino, unificando os processos para os diferentes atos autorizativos de credenciamento, recredenciamento no caso institucional e autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento no caso de cursos de graduação ou tecnológicos.
O termo inovação aparece no processo avaliativo e regulatório do Sinaes em diferentes contextos na área pedagógica e de gestão para a implantação das políticas institucionais a partir de políticas educacionais do país. Nesse sentido é fundamental definir o conceito de inovação acadêmica e de inovação administrativa.
Por outro lado, cursos rápidos de formação continuada na área de extensão podem e muito melhorar a criatividade e a inovação para o mercado de trabalho. Quanto maior for o escopo de formação, melhor será o cumprimento das metas com inovação para educação superior.