Para quem está no mercado de trabalho há mais de 10 anos encontra alguns desafios naturais a todo profissional como, manter-se atualizado, motivado e conseguir estar sempre agregando novos conhecimentos. Três pontos que se conectam quando se trata de desenvolvimento de carreira.
Sendo assim, algumas estratégias são necessárias para vencer a ideia de que o confortável é o melhor lugar e estar sempre agregando conhecimento com objetivo de desenvolver-se na área de trabalho escolhida lá atrás.
O conceito de reskilling
Sabe aquele momento que você percebe que precisa agregar novas competências para conseguir entregar mais qualidade ao seu trabalho atual? Ou quando surge uma proposta de mudança de cargo e a sua liderança solicita uma nova capacitação antes de assumir? Trazendo para a prática, isso acontece através do reskilling, onde o profissional busca desenvolver novas competências para se requalificar para o mercado de trabalho.
Segundo a Gupy, uma das maiores startups de tecnologia em recrutamento e seleção do Brasil, é “Cada vez mais será necessário ter utilidade comprovada e uma renovação contínua de conhecimento para se manter ativo no mercado de avanço tecnológico escalável.” Isso quer dizer que, atualmente, existe uma forte exigência do mercado por profissionais que se mantém ativos em busca de desenvolvimento, treinamento, cursos de especialização, workshops, e com muita sede de aprendizado.
Essa é a mudança de mentalidade sugerida por reskilling, seja para profissionais em busca de crescimento na área que atua ou que está investindo em uma nova profissão.
Como aplicar em sua carreira profissional
Agora que você já conhece o conceito de reskilling, é preciso desenvolver uma planejamento estratégico individual para colocar em prática os estudos.
Mas, para conseguir executá-lo, separamos algumas dicas para te ajudar:
- Mapear as habilidades
O primeiro passo é reconhecer quais são as habilidades e competências que você precisa desenvolver ou criar. Realize esse estudo com dedicação, direcionando os esforços para o seu principal objetivo de carreira.
- Criar cronograma
O cronograma é mais uma dica para que você consiga organizar toda sua jornada de estudos, definindo o que será estudado e quanto tempo será preciso para concluir cada objetivo.
- Ferramentas
A possibilidade de explorar ferramentas facilitadoras dos estudos é uma maneira de você ter sempre em mãos o aprendizado, como: moodle, aplicativos, cursos e treinamentos online. Dessa maneira, fica mais simples ser protagonista do seu próprio aprendizado.
Percebeu como o reskilling pode ser um conceito novo para você, mas é assunto que já abordamos por aqui sobre aprimorar competências e a importância de especializações para alcançar seus objetivos profissionais?
Para te ajudar, a 2 em 1 Educacional, oferece diversos cursos online e rápidos, desenvolvidos por profissionais de referência no mercado de trabalho que vão te capacitar na área que você deseja.
Referência da gupy: https://www.gupy.io/blog/capacitacao-profissional
Por: David Passos