Público-Alvo:
Estudantes, profissionais e empreendedores das áreas de Comunicação, Marketing, Publicidade, Administração e Gestão de Negócios, além de interessados em aprimorar o uso das redes sociais de forma estratégica e profissional.
Ementa:
O curso aborda o universo das mídias sociais e suas aplicações nas estratégias de marketing digital. Apresenta os conceitos de Web 2.0, redes sociais digitais e comportamento do usuário online. Discute as práticas de criação de conteúdo, relacionamento com o público, atendimento por canais digitais, monitoramento de desempenho e gestão de crises. Aborda o papel das métricas e indicadores de performance (KPIs) no planejamento e avaliação das ações de marketing digital.
Competências e Habilidades:
-
Compreender a importância das mídias sociais no cenário digital e suas aplicações estratégicas.
-
Planejar campanhas e ações de marketing digital orientadas por dados e objetivos.
-
Aplicar boas práticas de criação e gestão de conteúdo em diferentes plataformas.
-
Analisar métricas e indicadores para mensurar o desempenho de campanhas.
-
Gerenciar crises e monitorar interações com o público de forma proativa.
-
Desenvolver uma postura ética, criativa e comunicativa nas redes sociais.
Estrutura do Curso:
Unidade I – Introdução às Redes Sociais Digitais
– A importância da Web 2.0 e suas ferramentas de colaboração digital
– Marcos históricos e evolução das redes sociais digitais
– Diferenças entre redes e mídias sociais
– Usos e aplicações das redes sociais digitais
Unidade II – Redes Sociais e o Marketing Digital
– Estratégias de uso das redes sociais para geração de negócios
– Mídias sociais e publicidade digital
– Boas práticas de segurança, organização e gerenciamento de seguidores
– SAC 2.0: atendimento personalizado e eficiente nas redes
Unidade III – Marketing de Conteúdo e Métricas Digitais
– Ferramentas internas das redes sociais e produção de conteúdo relevante
– Criação de personas digitais e segmentação de público
– Métricas e indicadores de marketing digital (engajamento, alcance, conversão)
– Estratégias para aumento de seguidores e engajamento
Unidade IV – Monitoramento e Gestão de Crises em Redes Sociais
– O papel do social listening e do monitoramento de interações
– Ferramentas de monitoramento e gestão de reputação
– Comunicação estratégica em situações de crise
– Técnicas preventivas e ações de resposta rápida
Metodologia:
O curso está estruturado a partir de um perfil de formação. Assim, ao final de cada curso o aluno deverá desenvolver as competências e habilidades por trilha de aprendizagem personalizada, de acordo com o curso adquirido na Plataforma 2 em 1 Educacional.
Trilha de Aprendizagem:
Os conteúdos dos cursos são selecionados para desenvolver as competências e habilidades de acordo com os objetivos de cada curso.
Os conteúdos são acessados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que é a plataforma da 2 em 1 Educacional.
A partir do login e senha, o aluno tem acesso a objetos de aprendizagem diferenciados, com processos interativos síncronos e assíncronos e materiais didáticos diversificados.
As atividades ficam registradas no AVA e podem ser comprovadas.
Todos os módulos possuem material instrucional adequado ao tema abordado.
Avaliação:
Para registro da aprendizagem e sua avaliação, o aluno realizará atividades e prova.
No final de cada módulo há uma Avaliação Objetiva Online, corrigida automaticamente pelo AVA.
Certificação:
A certificação eletrônica é condicionada à verificação de aproveitamento mínimo de 60% nas atividades avaliativas do curso.
Ao atingir a nota mínima (60%) e na data selecionada para conclusão, o site disponibilizará o Certificado Eletrônico para impressão, na área do aluno.
Mesmo realizando as avaliações e obtendo aprovação, o certificado somente será gerado por via eletrônica, na data escolhida para conclusão.
As competências desenvolvidas serão descritas no verso do certificado.
Informações Gerais:
Carga horária total: 40 horas
Previsão mínima de curso: 10 dias
Dedicação de estudo por dia: 2 horas
Disponibilidade / Validade: O curso ficará disponível por até 6 (seis) meses após a data da compra.

