Público-Alvo:
Profissionais e estudantes das áreas de Nutrição, Enfermagem, Medicina, Educação Física e Saúde Coletiva, além de gestores e técnicos da área de saúde pública que desejam ampliar seus conhecimentos sobre diagnóstico e vigilância nutricional em diferentes contextos.
Ementa:
Determinantes do processo saúde-doença e seus reflexos no estado nutricional. Métodos diretos e indiretos de avaliação nutricional. Diagnóstico nutricional de indivíduos e coletividades. Indicadores antropométricos, clínicos, bioquímicos e dietéticos. Avaliação nutricional em crianças, adolescentes, adultos, gestantes, idosos e pacientes hospitalizados.
Competências e Habilidades:
-
Interpretar conceitos e fundamentos da avaliação nutricional e diagnóstico nutricional.
-
Identificar os métodos diretos e indiretos de avaliação nutricional.
-
Aplicar instrumentos e indicadores antropométricos, clínicos e bioquímicos em diferentes grupos populacionais.
-
Analisar resultados de exames laboratoriais e indicadores de consumo alimentar.
-
Compreender as especificidades da avaliação nutricional em diferentes ciclos de vida.
Estrutura do Curso:
Unidade I – Fundamentos da Avaliação Nutricional
• Conceitos e definições básicas de avaliação e diagnóstico nutricional.
• Métodos diretos e indiretos em avaliação nutricional.
• Princípios, peculiaridades e aplicação da avaliação nutricional em coletividades.
• Determinantes do processo saúde-doença e suas relações com o estado nutricional.
Unidade II – Avaliação Nutricional em Crianças e Adolescentes
• Indicadores antropométricos para crianças e adolescentes.
• Crescimento e desenvolvimento: curvas de referência e interpretação.
• Avaliação clínica e bioquímica na infância e adolescência.
• Inquéritos alimentares e interpretação de dados de consumo.
Unidade III – Avaliação Nutricional em Adultos
• Indicadores antropométricos e semiologia nutricional em adultos.
• Avaliação bioquímica e interpretação laboratorial.
• Avaliação alimentar e diagnóstico nutricional final.
• Parâmetros de composição corporal e classificação do estado nutricional.
Unidade IV – Avaliação Nutricional em Situações Especiais
• Indicadores de avaliação nutricional na gestação.
• Avaliação nutricional do idoso: especificidades e cuidados.
• Ferramentas de triagem e rastreamento nutricional em hospitalizados.
• Indicadores complementares de avaliação nutricional clínica.
Metodologia:
O curso está estruturado a partir de um perfil de formação. Assim, ao final de cada curso o aluno deverá desenvolver as competências e habilidades por trilha de aprendizagem personalizada, de acordo com o curso adquirido na Plataforma 2 em 1 Educacional.
Trilha de Aprendizagem:
Os conteúdos dos cursos são selecionados para desenvolver as competências e habilidades de acordo com os objetivos de cada curso.
Os conteúdos são acessados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que é a plataforma da 2 em 1 Educacional.
A partir do login e senha, o aluno tem acesso a objetos de aprendizagem diferenciados, com processos interativos síncronos e assíncronos, além de materiais didáticos diversificados.
As atividades ficam registradas no AVA e podem ser comprovadas.
Todos os módulos possuem material instrucional adequado ao tema abordado.
Avaliação:
Para registro da aprendizagem e sua avaliação, o aluno realizará atividades e prova.
Ao final de cada unidade, há uma Avaliação Objetiva Online (prova), corrigida automaticamente pelo AVA.
O desempenho é acompanhado de forma contínua, estimulando a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.
Certificação:
A certificação eletrônica é condicionada à verificação de aproveitamento mínimo de 60% (sessenta por cento) nas atividades avaliativas de cada curso.
Atingindo a nota mínima (60%) e, na data selecionada para conclusão, o site disponibilizará o Certificado Eletrônico para impressão na área do aluno.
Mesmo realizando as avaliações e obtendo aprovação, o certificado somente será gerado por via eletrônica, na data escolhida para conclusão.
As competências desenvolvidas serão descritas no verso do certificado.
Informações Gerais:
Carga horária total: 40 horas
Previsão mínima de curso: 10 dias
Dedicação de estudo por dia: 2 horas
Disponibilidade / Validade: O curso ficará disponível por até 6 (seis) meses após a data da compra.


