Público-Alvo:
Professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, estudantes de licenciatura, gestores escolares e demais profissionais interessados em aperfeiçoar sua prática docente no campo das Ciências Naturais, com foco em metodologias ativas e aprendizagem investigativa.
Ementa:
Fundamentos teóricos e metodológicos do ensino de Ciências. A construção do conhecimento científico e o papel da experimentação no processo de aprendizagem. Planejamento e desenvolvimento de aulas práticas e projetos interdisciplinares. Alfabetização científica e o ensino por investigação. Relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente (CTSA). Estratégias didáticas, uso de recursos lúdicos, digitais e experimentais no ensino de Ciências.
Competências e Habilidades:
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Compreender os fundamentos teóricos e epistemológicos do ensino de Ciências.
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Planejar práticas pedagógicas que estimulem a curiosidade e a investigação científica.
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Aplicar metodologias ativas e experimentais no ensino das Ciências Naturais.
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Analisar as relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente.
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Desenvolver atividades interdisciplinares e contextualizadas.
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Promover a alfabetização científica e a formação de atitudes críticas e sustentáveis.
Estrutura do Curso:
O curso está dividido em 4 unidades, que integram teoria, prática e inovação pedagógica:
Unidade 1 – Fundamentos do Ensino de Ciências
– Concepções e objetivos do ensino de Ciências
– O papel da curiosidade e da observação na construção do conhecimento científico
– Alfabetização científica e o pensamento investigativo
– Metodologias contemporâneas e tendências no ensino de Ciências
Unidade 2 – Planejamento e Metodologias Ativas
– Planejamento de aulas de Ciências na Educação Infantil e nos anos iniciais
– Ensino por investigação e experimentação
– Situações-problema e aprendizagem baseada em projetos
– Avaliação formativa e participativa
Unidade 3 – Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente (CTSA)
– Inter-relação entre Ciência e Tecnologia no cotidiano
– Sustentabilidade e consciência ambiental
– Projetos interdisciplinares com foco em cidadania científica
– Ética, responsabilidade social e educação ambiental
Unidade 4 – Recursos Didáticos e Práticas Pedagógicas
– Uso de jogos, materiais concretos e recursos digitais no ensino de Ciências
– Experimentos simples com materiais acessíveis
– Feiras e projetos científicos na escola
– Práticas inclusivas e divulgação científica para crianças
Cada unidade traz conteúdos interativos, atividades reflexivas e práticas experimentais, promovendo um aprendizado participativo e transformador.
Metodologia:
O curso está estruturado a partir de um perfil de formação. Assim, ao final de cada curso o aluno deverá desenvolver as competências e habilidades por trilha de aprendizagem personalizada, de acordo com o curso adquirido na Plataforma 2em1 Educacional.
Os conteúdos são acessados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com login e senha.
O aluno tem acesso a objetos de aprendizagem diferenciados, que incluem processos interativos síncronos e assíncronos, além de materiais didáticos variados.
As atividades ficam registradas no AVA e podem ser comprovadas.
Todos os módulos possuem material instrucional adequado ao tema abordado.
Avaliação:
Para registro da aprendizagem, o aluno realizará atividades e prova.
No final do curso, há uma Avaliação Objetiva Online, corrigida automaticamente pelo AVA.
Certificação:
A certificação eletrônica é condicionada à obtenção de mínimo de 60% de aproveitamento nas atividades avaliativas.
Ao atingir a nota mínima e na data selecionada para conclusão, o Certificado Eletrônico será disponibilizado na área do aluno.
As competências desenvolvidas serão descritas no verso do certificado.
Informações Gerais:
Previsão mínima de curso: 30 dias
Dedicação de estudo por dia: 8 horas
Disponibilidade / Validade: O curso ficará disponível por até 6 (seis) meses após a data da compra.


