Ementa:
A construção do conhecimento matemático e o desenvolvimento do raciocínio lógico: aspectos epistemológicos, históricos e tendências atuais de ensino. Objetivos do ensino da Matemática na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Abordagem metodológica dos conteúdos de números e operações, grandezas e medidas, espaço e forma. Relações entre Matemática e raciocínio, comunicação, cotidiano e outras áreas do conhecimento. Estratégias didáticas, uso de jogos, materiais manipuláveis e literatura infantil no ensino da Matemática.
Competências e Habilidades:
-
Compreender a construção dos conceitos matemáticos sob uma perspectiva histórico-cultural e pedagógica.
-
Analisar as tendências contemporâneas no ensino da Matemática.
-
Aplicar estratégias e metodologias inovadoras para o ensino de números, medidas e formas.
-
Desenvolver práticas de ensino que estimulem o raciocínio lógico e a resolução de problemas.
-
Integrar a Matemática com o cotidiano e outras áreas do conhecimento.
-
Utilizar jogos, literatura e recursos manipuláveis como instrumentos de aprendizagem significativa.
Estrutura do Curso:
O curso está dividido em 4 unidades, cada uma abordando um eixo essencial para o desenvolvimento da prática pedagógica em Matemática:
Unidade 1 – Fundamentos e Tendências do Ensino da Matemática
– Natureza do conhecimento matemático
– Tendências contemporâneas no ensino
– Metodologias didáticas e estratégias de ensino
– Uso de materiais didáticos na prática docente
Unidade 2 – Números e Operações: Conceitos e Práticas
– Origem e funções dos números
– Sistemas de numeração e suas características
– Números naturais, fracionários e decimais
– Resolução de problemas e operações básicas
Unidade 3 – Medidas e Geometria na Educação Básica
– Conceitos e significados de medida
– Grandezas e unidades de medida
– Geometria e percepção espacial
– Formas geométricas planas e espaciais
– Atividades investigativas e exploratórias
Unidade 4 – Matemática, Cotidiano e Interdisciplinaridade
– Conexões entre Matemática e outras áreas do conhecimento
– Jogos e brincadeiras no ensino da Matemática
– Literatura infantil como recurso didático
– Materiais manipuláveis e aprendizagem significativa
Cada unidade traz conteúdos interativos, atividades reflexivas e propostas práticas que estimulam a aprendizagem ativa e contextualizada.
Metodologia:
O curso está estruturado a partir de um perfil de formação. Assim, ao final de cada curso o aluno deverá desenvolver as competências e habilidades por trilha de aprendizagem personalizada, de acordo com o curso adquirido na Plataforma 2em1 Educacional.
Os conteúdos são acessados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com login e senha.
O aluno tem acesso a objetos de aprendizagem diferenciados, que incluem processos interativos síncronos e assíncronos, além de materiais didáticos variados.
As atividades ficam registradas no AVA e podem ser comprovadas.
Todos os módulos possuem material instrucional adequado ao tema abordado.
Avaliação:
Para registro da aprendizagem, o aluno realizará atividades e prova.
No final do curso, há uma Avaliação Objetiva Online, corrigida automaticamente pelo AVA.
Certificação:
A certificação eletrônica é condicionada à obtenção de mínimo de 60% de aproveitamento nas atividades avaliativas.
Ao atingir a nota mínima e na data selecionada para conclusão, o Certificado Eletrônico será disponibilizado na área do aluno.
As competências desenvolvidas serão descritas no verso do certificado.
Informações Gerais:
Previsão mínima de curso: 30 dias
Dedicação de estudo por dia: 8 horas
Disponibilidade / Validade: O curso ficará disponível por até 6 (seis) meses após a data da compra.


