Ementa:
A centralidade da linguagem no desenvolvimento infantil, no processo de construção do conhecimento e na elaboração das propostas pedagógicas para a Educação Infantil e Ensino Fundamental I.
Linguagem e história.
As diferentes formas de expressão e comunicação.
Natureza, etapas e características da linguagem oral e escrita.
Estudo dos processos de desenvolvimento, aquisição e utilização da linguagem oral e escrita na criança.
Articulação entre língua falada e língua escrita.
Produção oral e escrita.
Geração de textos criativos.
Desenvolvimento da leitura e da escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Metodologias e estratégias específicas.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Língua Portuguesa.
Integração com as demais áreas de conhecimento.
Competências e Habilidades:
-
Compreender fundamentos epistemológicos, históricos e metodológicos do ensino da língua.
-
Analisar objetivos, conteúdos e orientações didáticas da Língua Portuguesa na Educação Infantil e nos anos iniciais.
-
Interpretar fenômenos linguísticos e práticas de leitura e escrita em contexto escolar.
-
Desenvolver metodologias para produção textual e incentivo à leitura.
-
Aplicar recursos tecnológicos e estratégias lúdicas no processo de ensino-aprendizagem.
-
Integrar a Língua Portuguesa com outras áreas do conhecimento de forma interdisciplinar.
Estrutura do Curso:
O curso está dividido em quatro unidades, cada uma abordando aspectos essenciais do ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa:
Unidade 1: Fundamentos do Ensino da Língua Portuguesa
– Fundamentos epistemológicos, históricos e metodológicos
– Aprender e ensinar na escola
– Objetivos e orientações para a docência em Língua Portuguesa
– Avaliação da aprendizagem na Educação Infantil e nos anos iniciais
Unidade 2: Aspectos Linguísticos e a Leitura em Português
– Funcionamento da fala e da leitura
– Fenômenos da variação linguística e processos da fonologia
– Características dos diferentes tipos de leitura
– Leitura na escola
Unidade 3: A Escrita e a Produção Textual na Língua Portuguesa
– Compreendendo o funcionamento da escrita
– Prática da produção textual pelas crianças
– Produção de textos na escola
– Interferência da tecnologia no desenvolvimento da escrita
Unidade 4: Aspectos Metodológicos do Ensino do Português
– Conexões da Língua Portuguesa com outras áreas do conhecimento
– Jogos e brincadeiras no ensino de Língua Portuguesa
– Papel da tecnologia no processo educativo
– Desafios e tendências contemporâneas do ensino da Língua Portuguesa
Cada unidade traz conteúdos interativos, atividades de reflexão e espaços para discussão, proporcionando um aprendizado dinâmico e envolvente.
Metodologia:
O curso está estruturado a partir de um perfil de formação, que permite ao aluno desenvolver competências e habilidades por trilhas de aprendizagem personalizadas, de acordo com a proposta da Plataforma 2em1 Educacional.
Os conteúdos são disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com acesso via login e senha.
O aluno conta com materiais didáticos, atividades interativas e recursos síncronos e assíncronos, que favorecem um aprendizado autônomo e colaborativo.
Todos os módulos têm material instrucional adequado ao tema abordado.
Avaliação:
A avaliação acontece por meio de atividades e uma prova final objetiva online.
O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) realiza automaticamente a correção, permitindo o acompanhamento do desempenho do aluno.
Certificação:
A certificação eletrônica é concedida ao aluno que obtiver mínimo de 60% de aproveitamento nas atividades avaliativas.
Ao atingir a nota mínima, o CERTIFICADO ELETRÔNICO será disponibilizado na área do aluno, com as competências descritas no verso.
Informações Gerais:
Previsão mínima de curso: 30 dias
Dedicação de estudo por dia: 8h
Disponibilidade / Validade: O curso ficará disponível por até 6 (seis) meses após a data da compra.


