Miniguia sobre mudança de carreira

Miniguia sobre mudança de carreira

E agora, por onde começar?

Se você leu o título, clicou no link e chegou até aqui, muito provavelmente, existe uma insatisfação tomando conta dos seus pensados quando se trata da sua carreira profissional. E você não é o único a vivenciar essa problemática, segundo a pesquisa Re:trabalho, de 2020, 48% dos brasileiros consideravam fazer uma transição de profissão nos próximos 12 meses a seguir. Isso quer dizer que, atualmente, essas pessoas podem estar trabalhando em uma nova área.

 

Após o período pandêmico e os novos desafios que a COVID-19 causou na vida das pessoas, as mudanças de comportamento profissional e financeira, retirou todos do mood confortável para novas capacitações e aprendizados. Certamente, essa não é a única angústia de uma pessoa em transição de profissão, existem diversos fatores que podem despertar essa necessidade. A pergunta que você deve estar se fazendo é: por onde começar? Quais os desafios e problemáticas de tomar essa decisão? É o que vamos entender nesse miniguia sobre mudança de carreira.

 

Entendendo o seu momento profissional

 

Muito se fala do momento certo para a mudança de carreira e qual a idade limite para que o profissional tenha sucesso na transição de profissão. Você já deve ter ouvido falar em 25, 35 ou 45 anos, mas o ideal é que você apenas tome a primeira iniciativa, independente de idade.

 

Entender em qual momento de carreira você se encontra é uma boa tarefa para iniciar. Vamos conhecer alguns deles: 1. Não suporta mais a mesmice do ambiente do trabalho atual ou da própria carreira. 2. Desejo trabalhar em algo que traga felicidade, além do financeiro. 3. Obter sucesso na carreira profissional, entendendo que o que se está fazendo no momento não alcança esse objetivo.

 

A partir disso, ações precisam ser desenvolvidas para que você consiga realizar uma transição de acordo com o seu momento de careira. E assim, alcançar todos os seus objetivos profissionais.

 

Retomada dos estudos 

 

Para que você consiga realizar a tão sonhada mudança de carreira, será preciso dar alguns passos, como escolher cursos de capacitação para desenvolver habilidades ou optar por uma pós-graduação. Esse último, pode ser uma opção que tenha maior custo financeiro e de longo prazo. Para quem deseja uma transição de profissão mais rápida, pode não ser o ideal.

 

A 2 em 1 Educacional, oferece cursos de capacitação que são rápidos, com conteúdo programático de 80 horas, com profissionais qualificados da área do seu interesse. São mais de 9 áreas do conhecimento, na modalidade EAD, se quiser saber mais, clique aqui.

 

A adaptação ao novo

 

Dois pontos são muito importantes para mudança de carreira: como vender o seu novo currículo e deixar de lado sua atual senioridade (tempo que você está trabalhando na área). Para o currículo, como ainda não possui experiência, você vai precisar destacar todas as habilidades e competências que já possui e que sejam prioridades para as vagas que está se candidatando. Na prática, um bom exemplo, seria destacar competências como autogestão e organização do trabalho, habilidades com novas tecnologias ou fluência em algum idioma.

 

O segundo ponto é entender que será preciso dar um passo para atrás. Então, se atualmente você é profissional sênior no lugar onde trabalha, com a transição de carreira, é possível que as vagas, que correspondem ao seu perfil, sejam para iniciantes. Com isso, a remuneração também será equivalente a sua experiência atual.

 

Dica da 2 em 1: faça um planejamento financeiro a longo prazo para que isso não seja uma dificuldade para alcançar seus objetivos.

 

Agora que você já conhece qual o caminho para realizar sua transição de carreia, entendendo seu momento de profissional, por onde começar e o que fazer, será mais fácil planejar tudo e colocar em prática.

 

Quer dar o primeiro passo agora? Para se destacar ainda mais, conheça o  Curso de Marketing Pessoal e Gestão de carreira, que vai te ajudar no desenvolvimento profissional durante a mudança de carreira.

 

Por: David Passos

Deixe um comentário

    Fale com a gente pelo Whatsapp Whatsapp