METODOLOGIA:
O curso está estruturado a partir de um perfil de formação. Assim, ao final de cada curso o aluno deverá desenvolver as competências e habilidades por trilha de aprendizagem personalizada, de acordo com curso adquirido na Plataforma 2 em 1 Educacional.
TRILHA DE APRENDIZAGEM:
Os conteúdos dos cursos são selecionados para desenvolver as competências e habilidades de acordo com os objetivos de cada curso.
Os conteúdos são acessados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que é a Plataforma da 2 em 1 Educacional. A partir do login de usuário e senha, o aluno tem acesso à objetos de aprendizagem diferenciados: processos interativos, que podem acontecer de forma síncrona e assíncrona e diversificados materiais didáticos.
As atividades ficam gravadas no AVA e são facilmente passíveis de serem comprovadas. Todos os módulos têm material instrucional adequado ao tema abordado.
AVALIAÇÃO:
Para registro da aprendizagem e sua avaliação o aluno realizará atividades e prova.
No final de cada módulo há também uma avaliação da aprendizagem – Avaliação Objetiva Online (prova).
O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) fará automaticamente a correção da prova.
CERTIFICAÇÃO:
A certificação eletrônica é condicionada à verificação de aproveitamento mínimo de 70% (setenta por cento) nas atividades avaliativas em cada curso.
Atingindo a nota mínima (70%) e, na data selecionada para conclusão, o site disponibilizará o CERTIFICADO ELETRÔNICO para impressão, na área de aluno.
Mesmo realizando as avaliações e obtendo aprovação, o certificado SOMENTE será gerado por via eletrônica, na data em que ele selecionou para conclusão.
As competências serão descritas no verso dos certificados.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
Módulo INTRODUÇÃO AO EAD
Capítulo I – AMBIENTAÇÃO NA APRENDIZAGEM VIRTUAL
• Identificar os principais conceitos da educação a distância.
• Organizar os estudos na modalidade de ensino a distância.
• Operar o ambiente virtual de aprendizagem.
• Interpretar os recursos que auxiliam os estudos.
Módulo LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO
Capítulo I – INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO E AOS ALGORITMOS
• Entender a história dos computadores e a evolução dos recursos computacionais.
• Compreender o funcionamento e os vários paradigmas das linguagens de programação.
• Identificar e compreender a infraestrutura dos sistemas computacionais, discernindo sobre hardware, software e peopleware.
• Definir e entender o conceito e as funcionalidades da lógica de programação e algoritmos computacionais.
Capítulo II – COMANDOS BÁSICOS ENVONVENDO VARIÁVEIS DE MEMÓRIA
• Manipular constantes e variáveis de memória em uma solução algorítmica.
• Utilizar expressões aritméticas envolvendo constantes e variáveis numéricas em soluções algorítmicas.
• Utilizar expressões literais envolvendo constantes e variáveis alfanuméricas em soluções algorítmicas.
• Aplicar estruturas condicionais “SE” em soluções algorítmicas.
Capítulo III – ESTRUTURAS CONDICIONAIS E VETORES EM ALGORITMOS
• Encadear várias estruturas condicionais SE, de acordo com as necessidades de solução algorítmica.
• Aplicar estruturas de repetição em soluções algorítmicas, envolvendo contagem e acumulação.
• Aplicar estruturas de repetição em soluções algorítmicas, envolvendo cadeias de caracteres e variáveis alfanuméricas.
• Explicar o conceito e as aplicações de vetores em soluções algorítmicas.
Capítulo IV – MATRIZES, ARQUIVOS, PROCEDIMENTOS E FUNÇÕES
• Definir o conceito e as aplicações de matrizes em soluções algorítmicas.
• Trabalhar com arquivos de dados na algoritmização das soluções comerciais mais corriqueiras.
• Modular algoritmos por meio de procedimentos.
• Criar e utilizar funções externas à linguagem para solucionar problemas específicos.
Módulo MOBILE
Capítulo I – AMBIENTE E FUNDAMENTOS DO DESENVOLVIMENTO MOBILE
• Reconhecer e manipular os recursos do sistema operação Android, compreendendo sua arquitetura funcional, compatibilidades e limitações.
• Operar a interface de desenvolvimento de aplicativos do ambiente Java para dispositivos móveis.
• Explicar a estrutura da linguagem de programação Java para dispositivos móveis e seu método de organização do código.
• Desenhar e organizar os elementos de um projeto de desenvolvimento de aplicativos para Android utilizando a linguagem Java Mobile.
Capítulo II – PROGRAMAÇÃO JAVA
• Reconhecer a sintaxe das instruções básicas do Java para manipulação de variáveis e outros recursos elementares da
linguagem.
• Explicar as estruturas de controle e repetição de fluxo de código na linguagem Java.
• Aplicar os conceitos de programação orientada a objetos na linguagem Java, com foco nas classes de objetos.
• Identificar e aplicar os conceitos de polimorfismo, classes abstratas e interfaces na linguagem Java.
Capítulo III – FRONT END E CONEXÃO COM O BACK END
• Explicar o ciclo de vida de um aplicativo desenvolvido para Android e a classe Activity.
• Aplicar os recursos da linguagem Java para proporcionar a navegabilidade de aplicativos para dispositivos móveis baseados no
Android.
• Transmitir parâmetros entre as telas de um aplicativo desenvolvido na linguagem Java para dispositivos móveis Android.
• Codificar e tratar eventos acionados pelo usuário e pela máquina em aplicativos Android, por meio da linguagem Java Mobile.
Capítulo IV – EVENTOS E RESULTADOS NA INTERFACE DO APP
• Formatar telas de aplicativos para dispositivos móveis baseados no sistema operacional Android.
• Obter e tratar dados provenientes das mais diversas atividades em um aplicativo Android, por meio da linguagem Java Mobile.
• Invocar ações dos recursos residentes no sistema operacional Android.
• Projetar e desenhar telas para aplicativos móveis, aplicando-lhes técnicas de usabilidade e recursos disponíveis no sistema Android, por meio da linguagem Java Mobile.
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