Tudo sobre Licença Capacitação
O que é?
Ensino interativo por meio de habilidades e competências mediado por tecnologias digitais com o objetivo de garantir a aprendizagem significativa do aluno na na plataforma 2 em 1 Educacional.
Com a 2 em 1 Educacional os servidores públicos podem obter orientação para a realização de cursos (com distintas cargas horários), palestras e seminário, para aplicação de certificado para fins de LICENÇA CAPACITAÇÃO E CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA PROGRESSÃO FUNCIONAL.
A “Licença Capacitação” é uma prerrogativa de servidores que tenham 5 anos de efetivo serviço público e promove a tão necessária educação continuada. Esse direito já estava em vigência, mas, em 28 de agosto de 2019 o Governo Federal muda as regras da licença capacitação com o Decreto 9.991/2019*. O referido decreto altera um importante aspecto da licença capacitação que é a carga horária dos cursos. Agora, o servidor pode solicitar afastamento remunerado de até três meses para sua capacitação. A licença capacitação somente poderá ser concedida quando a carga horária total da ação de desenvolvimento ou do conjunto de ações seja superior a trinta horas semanais.
Assista aos videos para saber mais!
Como solicitar?
Mais informações sobre o assunto e modelos para solicitar essa modalidade junto à sua prefeitura:
Cursos para Licença / Capacitação
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
É uma apresentação concisa de todos os conteúdos que constituem o programa de uma disciplina ou curso. Modernamente entende-se conteúdo como ferramentas científicas, práticas e atitudinais para se desenvolvimento de competências e habilidades. Nos Cursos da ”2 em 1 Educacional” cada conteúdo é selecionado cuidadosamente para proporcionar a oportunidade de construção das habilidades e competências estabelecidas no perfil de cada curso.
OBJETIVOS
Sempre indicam a ação do aluno para demonstrar sua aprendizagem, no âmbito de uma disciplina ou curso. Atualmente a proposta curricular é organizada para o desenvolvimento de habilidades e competências. Para ajudar sua compreensão, pode-se afirmar que as habilidades se remetem aos objetivos específicos e as competências aos objetivos gerais.
METODOLOGIA
Os cursos são estruturados a partir de um perfil de formação. Assim, ao final de cada curso o aluno deverá desenvolver as competências e habilidades previstas.
Os conteúdos dos cursos são selecionados para sustentar cientificamente as competências e habilidades.
Os cursos acontecem no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), onde se tem acesso à objetos de aprendizagem diferenciados: processos interativos, que podem acontecer de forma síncrona e assíncrona e diversificados materiais didáticos. As atividades ficam gravadas no AVA e são facilmente passiveis de serem comprovadas. Todos os módulos têm material instrucional adequado ao tema abordado.
AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO
Para registro da aprendizagem e sua avaliação, elegeu-se o instrumento Portfólio, onde o estudante vai historiar sua produção de conhecimento durante o curso e os professores avaliarem o desenvolvimento de competências. No final de cada módulo há também uma avaliação da aprendizagem – Avaliação Objetiva Online (prova). O sistema Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) fará automaticamente a correção da prova.
A certificação eletrônica é condicionada à verificação de aproveitamento mínimo de 70% (setenta por cento) nas atividades avaliativas: Avaliação Objetiva Online e atividades registradas no Portfólio.
Atingindo a nota mínima (70%) e, na data selecionada para conclusão, o site disponibilizará o CERTIFICADO ELETRÔNICO para impressão, na área de aluno. Mesmo realizando as avaliações e obtendo aprovação, o certificado SOMENTE será gerado por via eletrônica, na data em que ele selecionou para conclusão. As competências serão descritas no verso dos certificados.
PÚBLICO ALVO
Os cursos atendem:
- à demanda por formação continuada para enriquecimento pessoal, profissional e de currículo;
- aos alunos de Graduação que podem usar a respectiva certificação para comprovação de ATIVIDADES COMPLEMENTARES de seu currículo;
- aos servidores públicos que objetivam Progressão Funcional por capacitação.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
As Atividades Complementares (AC) são componente curricular obrigatório de Curso de Graduação. Elas flexibilizam o currículo e contextualizam a aprendizagem, propiciando ao aluno o aprofundamento em áreas afins às de seu curso. As AC têm caráter interdisciplinar como parte do processo de individualização da sua formação acadêmica (diferencial curricular).
As AC podem ser realizadas fora da Instituição de Ensino Superior que oferta seu curso de Graduação. E, devidamente certificada, ser contabilizada em seu currículo.